Calendário de ações para e-commerce

Alinhe as ações e bata suas metas de faturamento todos os meses.

O calendário de ação de um e-commerce é igual ao café da manhã, todos deveriam fazer essa refeição. O calendário de ação está ligado ao planejamento de metas da sua empresa e isso significa que você precisa criar ações que permitam a seu e-commerce bater as metas estabelecidas.

A meta é onde nós queremos chegar e as ações são como nós vamos chegar até lá. Vamos descrever aqui alguns pontos que você precisa colocar no seu calendário de ação, lembrando que esse calendário é um documento que será compartilhado com todos os envolvidos do projeto e, portanto, ele deve ser simples, direto e claro para que todos os envolvidos possam estar alinhados com as ações estabelecidas.

Data de início e término da ação.

O primeiro ponto que um calendário de ação deve ter é a data de início e fim da ação. Isso é importante para que os responsáveis pela ação possam desenvolver a ação com qualidade. Geralmente, os criativos, copy, etc demoram um prazo até ficarem prontos e por isso precisamos estar com o calendário pronto com uma certa antecedência.

Status

O status nada mais é do que o estágio da ação, veja abaixo 3 estágios padrões.

Planejamento: Continua sendo analisado e construído a ação.
Aguardando aprovação: A ação está pronta e aguardando a aprovação do cliente.
Aprovada: A ação já pode ser produzida e veiculada.

Objetivo da ação.

Existem quatro grandes objetivos de uma ação na internet e elas são:

  • Aumentar a visibilidade.
  • Aumentar os acessos ao site.
  • Aumentar a taxa de conversão
  • Aumentar o ticket médio.
  • Aumentar as vendas.

Se você deseja aumentar a visibilidade da sua marca, as ações serão completamente diferentes se o seu objetivo for aumentar a taxa de conversão.

Tema e detalhamento da ação.

De um nome para a ação e detalhe como ela vai se desenrolar. Veja abaixo um exemplo de como fazer:

  • Tema/Nome: Black Friday
  • Detalhamento: Na semana da Black Friday vamos ter uma categorias com todos os itens com 50% off e no dia da Black o site todo vai estar com 70% Off.

Canais

Defina em quais canais você vai veicular essa ação, veja um exemplo:

  • Banner: Divulgação da promoção destacada no banner principal do site.
  • E-mail: enviar um e-mail para toda a base informando da promoção.
  • Anúncios: Veicular anúncio com a promoção através do Meta Ads.

Materiais

Por último, mas não menos importante, crie um link com materiais que podem ser usados nessa ação. Esse link pode ser do Google Drive, onde quem vai fazer o desenvolvimento dos materiais pode pegar e baixar e fazer a criação necessária. Após a conclusão do material, ele também deve ser compartilhado pelo mesmo link com o responsável em iniciar a veiculação da campanha.

Validação.

O calendário é um material construído a várias mãos e é muito importante que as pessoas responsáveis pelas metas da empresa analisem o calendário de ação e validem se as metas estabelecidas podem ser batidas com as ações planejadas. 

Caso elas acreditem que as ações não sejam suficientes para bater as metas, elas podem sugerir novas ações.

Durante o exercício do mês, se as metas não estiverem sendo batidas, podem ser implementadas novas ações que possam reverter a situação. Inclusive, isso pode ser planejado e colocado no calendário de ações. Se a meta X não estiver sendo batida, vamos entrar com a ação Y.

Modelo de calendário de ações.

Como já percebemos, o calendário de ações é uma ferramenta que se torna necessária no dia a dia de um gestor do e-commerce. 

Clique aqui e baixe um modelo de calendário de ações.

Conclusões finais.

A empresa tem que ter o seu calendário e esse pode ser complementado por empresas parceiras e comprometidas com as metas de resultado, como, por exemplo, a agência de marketing, mas antes mesmo da agência contribuir, a empresa já tem que ter o seu planejamento, pois somente ela tem informações de lançamentos reposições, etc.

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