Não precisamos ser inventores, basta sermos inovadores e digo isso no contexto de criação de ações que influenciam vendas no e-commerce. Abaixo, vamos falar sobre ações básicas que quase todas as lojas virtuais possuem.
Se a maioria possui, esse é um insight poderoso: elas funcionam e, se funcionam, você precisa cogitar estar tendo elas na sua loja virtual.
Vamos ver algumas ações que você precisa ter:
Desconto na primeira compra.
Esse desconto é muito utilizado por lojas que desejam transformar usuários em clientes. Esse cupom só é válido para quem nunca fez uma compra no site e geralmente é um valor de 10% off.
Geralmente, ele é colocado na home do site como um dos benefícios padrões da loja e costuma ter o efeito de aumentar a taxa de conversão.
Desconto para a sua próxima compra.
Ao contrário do cupom acima, esse pode ser utilizado a qualquer momento e não apenas para pessoas que ainda não compraram. Geralmente, ele é divulgado em anúncios para pessoas que foram até o carrinho ou tela de pagamento e não concluíram a compra.
O padrão é um desconto de 10% off e, geralmente, ele costuma aumentar a taxa de conversão e a receita por consequência.
Desconto no Pix.
Desconto no PIX é mais uma ação que ajuda na taxa de conversão. Além disso, é um dinheiro que entra na hora para o lojista, assim como elimina os altos custos de parcelamento no cartão de crédito.
Ele veio para substituir o desconto no boleto, que era uma verdadeira praga para os donos de e-commerce, já que a taxa de pagamento do boleto era baixíssima e gerava elevadas taxas de não pagamento.
Frete grátis.
Frete grátis é um fator decisivo na taxa de conversão de um e-commerce e muito utilizado. O único cuidado a ser tomado é que ele pode derrubar o seu ticket médio conforme a estratégia utilizada.
O frete grátis é sem dúvida uma das maiores ferramentas de convencimento de conversão.
Cashback.
Essa ação é relativamente nova e ajuda a aumentar a taxa de conversão e o ticket médio, assim como a fidelização do cliente, que sempre vai ter um ganho para se manter comprando constantemente.
A ação consiste em trazer um desconto, geralmente em porcentagem. O cliente faz uma compra e X porcento desse valor é revertido em desconto para a sua próxima compra.
Sale/promoção.
Uma categoria de Sale/Promoção é de praxe para um dono de e-commerce. A categoria reúne uma gama de produtos que estão com promoções ativas. Essas ações são atrativas para aumentar as vendas e chamar pessoas para dentro da loja.
Geralmente, esse tipo de campanha serve também para liquidar produtos que estão com estoque defasado ou coleções que estão saindo da estação.
Troca facilitada.
A troca facilitada é um tipo de benefício que dá segurança ao cliente e pode ajudar na taxa de conversão. A clareza na garantia da troca sem custo e facilitada são importantes para o cliente.
Desconto no aplicativo.
Para quem tem aplicativo, um desconto especial pode impulsionar o download do aplicativo e a utilização desse novo canal. Geralmente são feitos descontos atrativos em categorias e peças que, pelo site, elas não estão ativas.
Parcelamento
O número de parcelas é algo que também influencia na venda, quanto maior o parcelamento sem juros, mais atrativo fica essa vantagem. Um ponto importante é sempre avaliar a concorrência e ver como estão as condições, principalmente se o seu produto for uma commodity.
Conclusão.
Analise as ações acima, veja o que cabe no seu negócio e avalie implementar. Tudo que você for implementar, teste para comprovar se essa medida influenciou nos resultados.