Otimização de termos de pesquisa no Google Ads

Faça essa otimização e tenha mais conversões e não desperdice mais grana.

A otimização de termos de pesquisa é uma das mais antigas e básicas do Google Ads e é muitas vezes negligenciada. Na aba de termos de pesquisa, você consegue visualizar as palavras digitadas pelos usuários que ativaram os seus anúncios. Se você é responsável pela otimização de uma conta do Google Ads, é valiosíssimo que você saiba como chegar nesta tela.

Como chegar até os termos de pesquisa?

Apenas campanhas de rede de pesquisa estão elegíveis para esse tipo de otimização. Para chegar até a aba de termos de pesquisa, siga este caminho:
Dentro da campanha >> Insights e relatórios >> Termos de pesquisa

Como fazer a otimização?

Na tela de termos de pesquisa você vai analisar todas as palavras-chave que os usuários digitaram para ativar os seus anúncios e ali você pode negativar termos para que eles não ativem mais o seu usuário. Itens que você deve levar em consideração para fazer a análise.

Custo.

Organize para fazer a análise pelos que mais gastaram e assim a otimização pode ter um efeito mais imediato. Pois negativar um termo que gasta muito vai gerar muito mais resultado do que pausar um que gera pouco gasto.

Termo de pesquisa

Analise se o termo que o usuário está digitando e avalie se faz sentido para o seu negócio. Se ele não faz sentido com o seu negócio, cogite negativar o termo, porém siga analisando os outros pontos para ter um julgamento que junta opinião com resultado.

Conversões

Às vezes, você pode não gostar da palavra-chave, mas se ela tiver conversões importantes, temos que ceder, manter o termo de pesquisa e entender o porquê desta palavra-chave estar gerando resultado.

CPC.

Compare o valor do CPC médio com as palavras-chave que você já não tem interesse em manter e, se o CPC for maior que a média, então nem visibilidade você está tendo. Geralmente, se o CPC está acima da média, isso pode ser um sinal de que aquele termo de pesquisa não é qualificado para a landing pega do anúncio.

Valor de conversão / Custo.

Um último ponto de análise é o ROAS, que precisa ser levado em consideração. Por mais que o CPC possa ser caro, se o seu ROAS estiver positivo, precisa ser colocado isso na balança e quem sabe nem negativar o termo.

Periodicidade da otimização.

Indicamos que essa otimização seja feita semanalmente e que, depois de dois meses de otimização, ela pode passar a ser quinzenalmente. Porém, fique atento se você aumentar muito o seu investimento ou implementar muitas palavras-chave na correspondência de ampla, ou frase avalie, voltar a fazer a otimização semanal.

Conclusão.

Seja consistente, essa otimização requer atenção e rotina para que você a deixe saudável, reduzindo ao máximo os gastos desnecessários.

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